segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

NOVAS TECNOLOGIAS

TELAS FLEXIVEIS O FUTURO DAS TELA  TOUCHSCREEN


Você imaginaria fazer ligações, joga videogames sem controles, redigir textos, editar imagens, manipular conteúdos multimídia, ao toque de um dedo, hoje nossos dedos ganharam poderes extraordinários. Com a invenção da telas sensíveis ao toque as telas touchscreen que estão presentes em quase tudo, em celulares, computadores, smartphone, tablets e e-readers.
 
Hoje se tratando em tecnologia, não pode ficar parado, agora  a evolução das telas touchscreen são as tela flexíveis, em 2010 esta Tendência ganhou maior visibilidade, inclusive com algumas empresas com a AU Optonic, já disse que vai disponibilizar  eletrônicos com esta novas tecnologia das telas flexíveis ate este ano. Antes de nós ficamos sabendo mais sobre esta tecnologia precisamos entender como ela funciona.

Conceito Entortado
Esta tecnologia empregada nas telas flexíveis já vem sendo desenvolvidas há mais de 10 anos sobre a patente da PLASTIC LOGIC, esta empresa vêm trabalhando em conjunto com a Universidade de Cambridge em pesquisas e teste com os materiais  dobráveis e interativos, um dos componentes da tela chamado de leitor eletrônico chamado de QUE PROREADS, possui um display maleável que foi desenvolvido pela Universidade Cambridge – instituto  respeitado de ensino no Reino Unido.



Os displays basicamente são composto de uma camada fina de substância orgânica transparente e condutora de elétrons, sobreposta a uma outra base de material mais resistente, como o plástico. As substâncias que são usadas para produzir as tela, ainda não foram padronizadas, um exemplo, a Sony criou  um displays de 4,1 polegadas flexível utilizando substância derivadas do Peri-xanthenoxanthene (também batizada de PXX), o protótipo possui resolução de 432 por 240 pixels. Enquanto isto a equipe sul-coreana da Universidade de Sungkyunkwan, desenvolveu uma tela que poder se entortada com uma fina camada de grafite em seu estado puro, o nome deste componente é chamado de grafeno, a substância mostrou-se transparente e robusta.  O grande desafio agora é fazer que as minúsculas partículas trabalhem com uma rede efetiva, conduzindo  a energia para exibir as imagens geradas.



Adoção das telas flexíveis oferece vantagens para empresas, consumidores e o meio ambiente, com a ideia de sustentabilidade da tecnologia, o principal componente das telas touchscreen são a substituição do óxido de índio-estanho, para o grafeno, pois o óxido-estanho, segundo pesquisas realizadas pela Universidade de Yale, esta substancia só estará disponível ate o ano de 2020. E com a substituição do óxido-estanho para o grafeno, além de proteger a natureza ira tornar a produção das telas mais baratas.






Nenhum comentário:

Postar um comentário